Snack de Castanha e Iogurte



A castanha é um fruto seco, fonte de diversas vitaminas e minerais, com baixo teor de energia, gordura e sódio. Ao contrário de outros frutos secos, como por exemplo nozes, amêndoas, etc, que podem ter mais de 80% de gordura na sua composição (embora gorduras saudáveis), as castanhas contém apenas cerca de 5% de gordura, sendo uma opção menos calórica do que outros frutos secos. As castanhas fornecem em média 185kcal a cada 100gr e para isso é preciso uma mão cheia ou para quem tem a mão pequena como eu, para ter 100gr uma mão beeeem cheia de castanhas (10 a 15 unidades), o que num snack nunca serão tantas. Comparado com a noz, que para o mesmo peso ultrapassa as 650kcal.


Outra vantagem da castanha é que é composta por uma grande quantidade de água e está carregada de vitaminas e sais minerais.
A castanha leva-nos sempre ao pensamento o tempo frio e até chuvoso o que se contradiz com o bom tempo de julho. Mas já há no mercado excelentes opções de castanhas descascadas e congeladas que podemos incluir na nossa alimentação durante o ano inteiro.
Se a este alimento juntarmos iogurte e uns "temperos" frescos, temos um excelente snack para levar e petiscar entre refeições. 
Fica a receita rápida e super simples de fazer, aprovada pela Associação Portuguesa de Dietistas e pelo Movimento 2020.

 


Ingredientes:

 

500gr castanha
2 iogurtes naturais
1c.sopa de mel
Essência de baunilha (em gotas)
Côco ralado (opcional)
Canela qb

 

Preparo:

 

Coza as castanhas e escorra-as bem. Desfaça as castanhas com as mãos ou com a ajuda de um picador de cozinha.
Junte o mel, a canela e algumas gotas de essência de baunilha. Amasse todo o preparado.
Adicione aos poucos o iogurte (apenas para amolecer as massa de castanha) até formar uma massa.
Divida em pequenas porções e forme bolinhas. Envolva as bolinhas em côco ralado.
Guarde-os num local fresco, mesmo no frigorifico, ou leve-os consigo para todo lado e partilhe com amor.

 

by Portugal em Forma
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